SINDHOSP/SL DISCUTE COLETA DE LIXO
O presidente do SINDHOSP/SL, Pedro Wanderley de Aragão, acompanhado do Assessor Jurídico da entidade, Sálvio Dino, esteve reunido como presidente do Comitê de Limpeza Urbana da Prefeitura de São Luís, Joabson Júnior. A pauta do encontro foi a interru...
SINDHOSP/SL PEDE AUMENTO DE LEITOS DE COVID-19 NA REDE PÚBLICA
O Sindicato dos Estabelecimentos Prestadores de Serviços de Saúde de São Luís (SINDHOSP/SL) encaminhou aos governos federal, estadual e municipal documento solicitando o fortalecimento da rede pública de saúde para ampliar a assistência aos pacientes...
INSUMOS HOSPITALARES GANHAM ISENÇÃO DO ICMS
O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) aprovou a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de medicamentos e insumos hospitalares. O Convênio ICMS 01/21 tem como objetivo auxiliar no combate à crise causada pel...

SOFTWARE AJUDA A PREVER MORTALIDADE EM PACIENTES QUE TIVERAM EMBOLIA PULMONAR AGUDA

A embolia pulmonar aguda (EPA) é a terceira causa de mortalidade mundial. O quadro é caracterizado pela obstrução das artérias do pulmão por um coágulo de sangue. Os pacientes com esta doença evoluem de forma heterogênea. Ou seja, podem ter ótima recuperação ou evoluir para choque circulatório, parada cardíaca e morte.

Para auxiliar a equipe médica na estratificação prognóstica e na tomada de decisão sobre o tratamento, pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP avaliaram o uso de um software automatizado para quantificar o volume vascular pulmonar (VVP) em pacientes com EPA e consideraram a ferramenta promissora para ser um preditor de mortalidade nestes pacientes.

“Atualmente, a angiotomografia computadorizada (angio-CT) é considerada o método padrão-ouro para o diagnóstico. No entanto, na prática clínica, os parâmetros utilizados para avaliação prognóstica apresentam fraca associação com mortalidade e desenvolvimento de choque circulatório”, conta o professor Carlos Henrique Miranda, do setor de Medicina de Emergência da FMRP e um dos autores do estudo Volume Vascular Pulmonar Estimado por Software Automatizado é um Preditor de Mortalidade após Embolia Pulmonar Aguda, que foi premiado como melhor artigo original de 2020 no Arquivos Brasileiros de Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Esta pesquisa avaliou pacientes que deram entrada no setor de emergência do Hospital das Clínicas da FMRP (HCFMRP) entre janeiro de 2009 e dezembro de 2015 com o diagnóstico primário de EPA. Os pesquisadores utilizaram o software Yacta, desenvolvido pelo pesquisador Oliver Weinheimer, da University Hospital Heidelberg da Alemanha e um dos autores do trabalho, para quantificar automaticamente o VVP nas imagens da angio-CT.

Foi a primeira vez que o software foi utilizado em estudos relacionados à EPA. “Esse resultado é importante para o desenvolvimento de ferramentas que auxiliam na rotina médica a proporcionar um tratamento individualizado de acordo com o risco de complicações”, finaliza o professor Miranda.

(Fonte: Jornal da USP)

CURSO GRATUITO SOBRE AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS

Você já ouviu falar em Supply Chain 4.0? É a gestão da cadeia de suprimentos aplicada às inovações da Indústria Leia Mais
RECEITA LIMITA BENEFÍCIO FISCAL PREVISTO PARA EMPRESAS COM CASOS DE COVID-19