PESQUISA INÉDITA REVELA QUE BRASILEIRO APROVA TELEMEDICINA
   A Conexa Saúde e o Datafolha acabam de lançar a Pesquisa inédita “Telemedicina no Brasil” para entender a aceitação e adoção da telemedicina por médicos e da população em geral a partir da pandemia da Covid-19. Realizado entre os meses de novembro...
ANS DIZ QUE PLANOS DEVEM AUTORIZAR RT-PCR DE FORMA IMEDIATA
   As solicitações médicas de exame RT-PCR, para diagnóstico de covid-19, que atendam às condições da cobertura obrigatória devem ser autorizadas de forma imediata pelas operadoras de planos de saúde. A determinação é da Agência Nacional de Saúde Sup...
COM POUCO KIT INTUBAÇÃO, HOSPITAIS PRIVADOS DE SP MUDAM PROTOCOLOS NAS UTIS
   Um levantamento feito pelo Sindicato de Hospitais, Clínicas e Laboratórios no estado de São Paulo aponta para o desabastecimento do chamado 'kit intubação' nos hospitais particulares. Diante da falta dos medicamentos, os hospitais mudaram o protoc...

SOFTWARE AJUDA A PREVER MORTALIDADE EM PACIENTES QUE TIVERAM EMBOLIA PULMONAR AGUDA

A embolia pulmonar aguda (EPA) é a terceira causa de mortalidade mundial. O quadro é caracterizado pela obstrução das artérias do pulmão por um coágulo de sangue. Os pacientes com esta doença evoluem de forma heterogênea. Ou seja, podem ter ótima recuperação ou evoluir para choque circulatório, parada cardíaca e morte.

Para auxiliar a equipe médica na estratificação prognóstica e na tomada de decisão sobre o tratamento, pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP avaliaram o uso de um software automatizado para quantificar o volume vascular pulmonar (VVP) em pacientes com EPA e consideraram a ferramenta promissora para ser um preditor de mortalidade nestes pacientes.

“Atualmente, a angiotomografia computadorizada (angio-CT) é considerada o método padrão-ouro para o diagnóstico. No entanto, na prática clínica, os parâmetros utilizados para avaliação prognóstica apresentam fraca associação com mortalidade e desenvolvimento de choque circulatório”, conta o professor Carlos Henrique Miranda, do setor de Medicina de Emergência da FMRP e um dos autores do estudo Volume Vascular Pulmonar Estimado por Software Automatizado é um Preditor de Mortalidade após Embolia Pulmonar Aguda, que foi premiado como melhor artigo original de 2020 no Arquivos Brasileiros de Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Esta pesquisa avaliou pacientes que deram entrada no setor de emergência do Hospital das Clínicas da FMRP (HCFMRP) entre janeiro de 2009 e dezembro de 2015 com o diagnóstico primário de EPA. Os pesquisadores utilizaram o software Yacta, desenvolvido pelo pesquisador Oliver Weinheimer, da University Hospital Heidelberg da Alemanha e um dos autores do trabalho, para quantificar automaticamente o VVP nas imagens da angio-CT.

Foi a primeira vez que o software foi utilizado em estudos relacionados à EPA. “Esse resultado é importante para o desenvolvimento de ferramentas que auxiliam na rotina médica a proporcionar um tratamento individualizado de acordo com o risco de complicações”, finaliza o professor Miranda.

(Fonte: Jornal da USP)

SINDHOSP/SL REALIZA ASSEMBLEIA

Foi realizada na última quinta-feira, dia 29, uma Assembleia Extraordinária do SINDHOSP/SL com a participação de vários associados. A pauta, Leia Mais

PREFEITO EDUARDO BRAIDE SE REÚNE COM DIRETORES NACIONAIS DA REDE D'OR QUE ANUNCIAM  CONSTRUÇÃO DE NOVO HOSPITAL EM SÃO LUÍS