É PRECISO FICAR ALERTA

O mundo está assustado com o aparecimento de casos de infecção por coronavírus, que já ultrapassou as fronteiras da China, e pode se tornar uma pandemia, conforme alerta da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Situações como esta já aconteceram em outras ocasiões, e sempre exigem dos governos medidas eficazes, que vão desde o controle epidemiológico até a oferta de tratamento eficaz. O governo chinês tem dado mostras de eficiência nas ações, inclusive construindo hospital em curto espaço de tempo. Apesar disso, muitas mortes estão acontecendo.

O coronavírus pode chegar ao Brasil, e vai exigir esforço máximo das autoridades, especialmente considerando que o país tem um sistema público de saúde deficiente e que já não atende às demandas rotineiras da população.

No caso do sistema privado de saúde, faço o alerta para que estejamos preparados, em estrutura física e instrumental, mas principalmente, na preparação das equipes técnicas para o reconhecimento dos casos e adoção imediata das medidas indispensáveis para evitar o óbito e a transmissão de novas infecções. Será um grande desafio, mas as instituições representativas de nosso segmento têm ao longo dos anos investido na sensibilização dos estabelecimentos de saúde para a necessidade de capacitação permanente, segurança do paciente e humanização do atendimento, pilares que serão fundamentais no enfrentamento dessa nova possível epidemia.


Pedro Wanderley de Aragão
Presidente do SINDHOSP/SL

 

 


COMUNICADO
© 2019 SINDHOSP/SL. Todos os Direitos Reservados.