ENFIM, A VACINA!
O primeiro mês de 2021 já trouxe a notícia que todos esperávamos para acreditar em um ano melhor: chegou a vacina contra o coronavírus no Brasil, e com ela a esperança de determos essa pandemia.
O início da vacinação em nosso país é a estratégia mais importante para começarmos a reduzir os índices de contaminação pelo coronavírus e, posteriormente, termos o controle da Covid-19. Como uma ação de saúde coletiva, entendemos que a campanha de vacinação deve acontecer acima de qualquer disputa político-partidária, com o envolvimento dos governos em todas as esferas, dos profissionais de saúde, das empresas e entidades do setor e da população, com cada um fazendo a sua parte, no propósito de atingirmos a cobertura vacinal preconizada.
Um dos efeitos imediatos da vacinação será o desafogamento das unidades e hospitais do sistema público e privado, que têm sido desafiados a fazer atendimentos numa realidade permanente de superlotação. Desde o início da pandemia o cenário que temos enfrentado é desafiador, com falta de insumos, reajustes abusivos de matéria prima, profissionais desgastados, escassez de leitos e tantas outras condições adversas.
Temos ainda um longo caminho, mas estamos confiantes de começar a reverter a situação atual, o que também depende de esforço coletivo.
Pedro Wanderley de Aragão
Presidente do SINDHOSP/SL