O Hospital São Domingos está entrando para a era da cirurgia robótica. Para isso, adquiriu o robô Da Vinci Xi, a versão mais avançada, para oferecer aos seus pacientes os inúmeros benefícios desse tipo de cirurgia minimamente invasiva. O São Domingos será o primeiro hospital do Maranhão a utilizar essa tecnologia, existente somente em mais 12 estados brasileiros. O robô já está no hospital e o serviço começará a funcionar em 2020.

De acordo com a Coordenação do Programa de Cirurgia Robótica do Hospital São Domingos, a cirurgia robótica é uma evolução da laparoscopia e proporciona muitos benefícios para os pacientes. Trata-se de uma cirurgia minimamente invasiva com pequenas incisões, o que acarreta menos dor e desconforto no pós-operatório, menor tempo de permanência no hospital, recuperação mais rápida e retorno mais breve dos pacientes às suas atividades diárias. O uso da plataforma robótica propicia aos cirurgiões uma imagem em alta definição em 3D, além de uma melhor amplitude nos movimentos das pinças, garantindo melhor precisão na realização dos procedimentos e menor agressão aos tecidos no momento da cirurgia.

A principal vantagem do robô é oferecer ao cirurgião uma visão com alta definição, com uma maior noção de profundidade, o que evita lesões e garante melhor manipulação, melhor análise dos tecidos e menos sangramento. Os movimentos são intuitivos (o que é projetado no console é reproduzido exatamente pelo robô). Além disso, favorece a realização de cirurgias mais longas com uma eficácia melhor. É uma cirurgia minimamente invasiva, consequentemente, lesa menos tecidos, estruturas e órgãos.

Segundo a equipe de médicos, o robô não faz nada sozinho, o cirurgião é que manda as informações de movimentos para a máquina através de um console ou carro de controle. É o profissional que dá o direcionamento das pinças durante todo o procedimento. É uma cirurgia segura. O robô Da Vinci Xi é a versão mais atual que existe no mundo e é essa que o Hospital São Domingos fez questão de adquirir para dar início ao seu Serviço de Cirurgia Robótica.

Tratamento de doenças

Alguns procedimentos que são realizados por cirurgia aberta ou por laparoscopia podem ser feitos com a robótica com diversas vantagens. Nas cirurgias pélvicas, como as realizadas para o tratamento do câncer de próstata, por exemplo, a cirurgia com robô proporciona uma excelente taxa de recuperação, índices baixos de impotência sexual e de lesões nervosas, e menos dor no pós-operatório. Para o tratamento das doenças ginecológicas, como a endometriose, adenomiose e miomatoses também pode-se utilizar essa inovação, bem como nas cirurgias bariátricas e revisionais e em tratamentos oncológicos, como câncer do aparelho digestivo, doenças torácicas, sistema genitourinário e outras.

A cirurgia robótica é tão segura quanto a convencional e por laparoscopia e que o tempo de duração tende a ser equivalente em todas. No procedimento também é utilizada anestesia geral, como nas demais, mas neste caso, o anestesista especializa-se também em anestesia para cirurgia robótica. Para estar preparada para operar com o robô, a equipe do hospital, formada por médicos cirurgiões, enfermeiros, técnicos de enfermagem e anestesistas, passou por um treinamento especializado, que incluiu formação teórica e prática, contando, inclusive, com um equipamento que simula o robô. Neste treinamento, todos os profissionais foram avaliados e supervisionados.

Preparação

A preparação do Hospital São Domingos para implantação da cirurgia robótica, além da capacitação profissional, incluiu visita técnica a hospitais que já realizam esse tipo de procedimento, inclusive com acompanhamento do robô em operação, e ainda reforma e ampliação física do Centro Cirúrgico para implantação do equipamento, no mesmo padrão de segurança e conforto das suas demais instalações.

O Centro de Cirurgia Robótica do Hospital São Domingos oferecerá um serviço diferenciado à população do Norte/Nordeste e contará com uma equipe de profissionais especializados e muito bem treinados para a realização desses procedimentos, garantindo qualidade e segurança aos pacientes.

A cirurgia robótica surgiu nos Estados Unidos, em 1995, e constantemente o robô vem sendo atualizado. Já são mais de 4.500 máquinas em uso no mundo. No Brasil, já existem 64, incluindo a adquirida pelo Hospital São Domingos. Só no Brasil já foram realizadas mais de 37 mil cirurgias robóticas e os resultados são excelentes.

BENEFÍCIOS DA CIRURGIA ROBÓTICA
- Precisão de movimentos
- Menores incisões e melhor qualidade na análise dos tecidos
- Menor tempo de internação hospitalar