A Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), entidade maior do sistema que engloba sindicatos e federações do setor, assume pela primeira vez desde a criação da Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP), em 1996, a coordenação unificada da representação empresarial composta pelas entidades nacionais empresariais da indústria, agricultura, comércio, transporte turismo e do próprio segmento da saúde.

A CTPP é um órgão colegiado de natureza consultiva vinculado à Secretaria do Trabalho da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. A Comissão é composta de forma tripartite entre representantes do governo dos trabalhadores (Centrais Sindicais) e dos empregadores (Confederações Nacionais), e conta também com a presença de representantes do Ministério Público do Trabalho, na condição de observadores do processo negocial. Cabe a CTTP todo o processo de criação e revisão das normas regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho.

Na função de coordenadora da bancada empresarial caberá à CNSaúde discutir diretamente com o governo federal todas as pautas dos segmentos econômicos nas questões de segurança e saúde do trabalho, também é a função da coordenação participar de reuniões preparatórias com as coordenações de governos de trabalhadores a fim de discutir a pauta dos assuntos que serão inseridos na reunião da CT.

(Fonte: setor saúde.com.br)