O Sindicato dos Estabelecimentos Prestadores de Serviços de Saúde em São Luís (SINDHOSP/SL) realizou no período de 19 a 22 de março passado, o II Curso de Infecção relacionada à Assistência à Saúde e Segurança do Paciente.

O evento foi realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Conselho Regional de Medicina do Maranhão e a Federação Brasileira de Administradores Hospitalares, com o objetivo de capacitar diretores e administradores hospitalares, e profissionais médicos sobre procedimentos e condutas relacionadas ao controle da infecção hospitalar.

Na solenidade de abertura o presidente do SINDHOSP/SL, Pedro Wanderley de Aragão, disse que capacitação é indispensável para elevar o padrão de segurança do paciente. “Essa é a questão que mais preocupa os estabelecimentos de saúde, pois sabemos da nossa responsabilidade em garantir condições adequadas e seguras para os pacientes, em qualquer procedimento. O curso atualiza conhecimentos e uniformiza os procedimentos a serem adotados”, diz.

A programação abordou diversas temáticas da rotina dos estabelecimentos de saúde, como resistência microbiana, segurança na prescrição médica de homocomponentes, e implantação dos Núcleos de Segurança do Paciente, entre outros. Além disso, foram feitas apresentações de experiências exitosas dos hospitais de São Luís e intercâmbio de informação sobre procedimentos adotados pelos estabelecimentos de saúde que têm impactado positivamente no aumento da segurança do paciente.