FERRAMENTA DE IA É CAPAZ DE DETECTAR TUMORES QUE PASSARAM DESAPERCEBIDOS POR MÉDICOS
     Uma ferramenta de inteligência artificial testada pelo NHS, o serviço público de saúde do Reino Unido, identificou com sucesso pequenos sinais de câncer de mama que não haviam sido detectados por médicos.      A ferramenta, chamada Mia, foi tes...
MORTES POR CÂNCER DE PULMÃO DOBRAM NO BRASIL EM DUAS DÉCADAS
    Em 2022, 29.576 brasileiros perderam a vida pelo tumor, o que representa um aumento de 101% em relação ao ano 2000, quando o país registrou 14.717 de óbitos. Quando considerado o número proporcional de fatalidades pela população, o crescimento ta...

LEI DERRUBA VOTO DE DESEMPATE DA FAZENDA NO CARF

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 13.988/2020, que prevê que, em caso de empate no julgamento de processos administrativos do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – Carf, a decisão será favorável ao contribuinte. O Carf julga recursos contra cobranças da Receita, e a Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) tem assento no órgão. A mudança foi inserida por deputados na medida provisória do Contribuinte Legal (Nº899), programa proposto pelo governo com descontos para empresas quitarem dívidas tributárias. Anteriormente, a lei estabelecia que, em caso de empate no julgamento do processo administrativo, o presidente da turma julgadora era responsável pelo desempate, o que era chamado voto de qualidade e pertencia à Receita Federal.

Em carta endereçada, no último dia 7, ao Ministro Chefe da Casa Civil da Presidência da República, Walter Souza Braga Netto, a CNSaúde e outras confederações relevantes e atuantes no Brasil pleiteavam a aprovação integral da presidência à MP nº 899. No documento, os signatários ponderavam que a sanção do presidente garantiria um maior grau de justiça tributária e o fortalecimento do Carf como instância administrativa de solução de conflitos tributários. Os signatários reiteravam também na carta que a extinção do voto de qualidade estaria em perfeita sintonia com as normas vigentes, proporcionando maior segurança jurídica para as partes envolvidas na relação jurídico-tributária.

Com a sanção da Presidência da República, os julgamentos serão mais favoráveis ao contribuinte, uma vitória importante para o empresariado brasileiro e uma responsabilidade ainda maior para as confederações, como a CNSaúde.

(Fonte: CNSaúde)

USO DE APLICATIVO DE GESTÃO HOSPITALAR DA EBSERH É AMPLIADO PARA SUS

Secretarias estaduais e municipais de saúde poderão usar de forma gratuita o Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU) desenvolvido Leia Mais
ASSESSORA JURÍDICA DO SINDHOSP/AL É EMPOSSADA NA CNSAÚDE MULHER